Beontag divulga LCA de autoadesivos Linerless, Resultados EPD, marcando uma etapa importante para ESG

Os autoadesivos Linerless atingem 35% de redução na pegada de carbono ao longo de todo o ciclo de vida do adesivo, em comparação com um produto com revestimento da mesma aplicação. Ele também tem uma Declaração Ambiental de Produto (EPD) tipo III emitida de acordo com a ISO 14025.

Beontag releases Linerless

20 de novembro de 2023, Milão – Beontag, uma das maiores fabricantes mundiais de materiais adesivos sensíveis à pressão (PSA) e etiquetas inteligentes como RFID e NFC, divulgou os resultados comparativos da Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) de sua inovadora solução Linerless, marcando um importante passo para os objetivos de ESG da empresa e de seus clientes. A solução Linerless da Beontag não só reduz a entrada de materiais, mas também o desperdício, permitindo progressos no desempenho ambiental relacionado com embalagens.

A principal distinção entre um autoadesivo regular e um autoadesivo Linerless está na ausência de revestimento, o que reduz as camadas de PSA – a versão convencional possui quatro camadas enquanto os autoadesivos Linerless têm apenas três. Como a camada descartada durante o uso (revestimento) está ausente, isso minimiza a geração de resíduos. Sem esta camada, também é possível fornecer mais medidores de PSA por rolo.
Os autoadesivos Linerless apresentam uma conquista notável em sustentabilidade. Através de uma LCA abrangente que segue as normas ISO 14040 e ISO 14044, a solução Linerless apresenta:

• Impressionante redução de 35% na pegada de carbono em comparação com um produto com o revestimento da mesma aplicação, com benefícios em todas as fases do seu ciclo de vida.
  • Ao eliminar a necessidade de um revestimento, os autoadesivos Linerless alcançam uma redução significativa de 38% em resíduos pós-consumo durante a fase de fim de vida, quantificada com base no peso dos resíduos pós-consumo por metro quadrado.

Além disso, os resultados da LCA dos autoadesivos Linerless passaram por uma verificação de terceiros e por uma Declaração Ambiental de Produto (EPD) tipo III emitida de acordo com a ISO 14025.

A realização desta avaliação e a divulgação dos resultados da LCA demonstram o compromisso da Beontag com a sustentabilidade e a transparência. A Beontag está entre as primeiras empresas de rótulos a divulgar os resultados desta rigorosa “avaliação de ponta a ponta” de LCA e EPD, permitindo aos clientes calcularem a sua pegada ambiental com mais precisão.

“Em nossa busca pela sustentabilidade e pelo compromisso com a inovação, a solução Linerless marca outro marco significativo. Nossa rigorosa avaliação do ciclo de vida confirma que a solução resulta em uma pegada de carbono 35% menor e em 38% menos resíduos pós-consumo. Ao abraçar a inovação e a eficiência, todos podemos avançar em direção a um futuro mais sustentável.”  afirmou Ricardo Lobo, CEO da Beontag.

FINALIZA

Para mais informações: EPD - Linerless

SOBRE A BEONTAG
A Beontag é uma facilitadora de negócios global que atua como um dos principais fornecedores mundiais de soluções IoT e materiais gráficos e de etiquetas. Com operações em mais de 15 países e presença em mais de 40 mercados, a empresa multinacional oferece capacidades de produtos ponta a ponta para vários setores e negócios, promovendo uma comunicação perfeita entre empresas, produtos e pessoas.

O negócio da Beontag é sustentado por modernas instalações de fabricação, investimentos estratégicos, P&D e uma gama de equipes altamente qualificadas. Além disso, a multinacional está totalmente empenhada em permitir impactos positivos em toda a cadeia de valor. Como membro do Pacto Global da ONU desde 2021, a Beontag oferece aos seus clientes uma série de produtos cada vez mais sustentáveis, ao mesmo tempo que trabalha para um ambiente de trabalho diversificado e equitativo. Para saber mais, visite: Press releases